Skip to content

Bicentenário da Independência e a influência do IAB ao longo do processo histórico brasileiro (1843-2022)

Compartilhe com um amigo:

Moderação no Painel do Instituto dos Advogados Brasileiros no Webminar “Bicentenário da Independência: A construção da Nação e o seu futuro” sobre o papel do IAB nos últimos 200 anos.

Resumi o papel do IAB num despretensioso conjunto de mandamentos a nós membros de uma das instituições mais antigas do Brasil deveríamos observar:

Sê humilde: Os consócios do IAB são juristas, advogados e operadores do direito, ativos ou aposentados, das mais variadas formações no mundo do direito. Sabe aquele assunto que você domina?! Pois é, o sujeito que é a maior autoridade nesse assunto pode estar sentado ao seu lado no Plenário.

Aprende a ouvir: No IAB só é dada a palavra uma única vez a cada consócio em determinada discussão, por isso cada palavra tem que ser pensada antes de articulada e ouvir é sempre a melhor opção antes de falar.

Sê corajoso: Ocupe a tribuna sem medo de agradar ou desagradar quem quer que seja. Destemor é a palavra que deve nortear nossas ideias no IAB.

Sê cortês: No IAB temos adversários de ideias e posições, mas é o lugar onde encontramos iguais. Todos largam seus trabalhos e lares, para passarem duas horas em discussões que poderão deixá-lo ou quase num estado de êxtase ou num sentimento de frustração. Nunca deixe que os embates ou os desgastes das discussões o façam esquecer desse respeito para com o outro.

Sê amigo: A média de idade dos nossos consócios é elevada. A cada dia que passa a nossa própria idade caminha para um fim. Tenha momentos degustativos com seus pares ouvindo casos e histórias. Ofereça ombro, afeto e se permita sentir saudades do IAB e de nossos consócios. E quando o Presidente comunicar que mais um se foi, agradeça por ter tido a oportunidade de ter vivido momentos. Perpetue a memória repassando o que lhe foi contado.

Sê tolerante: Além de vários títulos, várias formações, várias experiências, aqui também se amontoam várias histórias de vida, que a ninguém é dado o direito de julgamento. Aqui é um lugar onde a tolerância com o diferente é vivida diariamente.

Sê patriota: Todos vêm ao IAB, vêm para contribuir minimamente para a construção do que acreditam que possa ser um país melhor. Nesta casa ser patriota não é ser um tolo. Não se incomode se mais à esquerda ou mais à direita (no Plenário do IAB nunca se soube se direita ou esquerda é da visão de quem está sentado no Plenário ou de quem está olhando para ele).

Cultue o conhecimento, mas busque a sabedoria:  Muitas serão as horas de estudo debruçadas em teses, escrevendo livros, artigos ou pareceres. Busque o conhecimento, mas saiba que a sabedoria pode estar em coisas mais simples e objetivas. Persiga o conhecimento. Mas entre o conhecimento e a sabedoria, fique com a sabedoria, pois ela será o norte que lhe guiará na busca da Justiça.

P.S. Pra quem for assistir me desculpe o estouro do áudio. O hábito da tribuna é incompatível com a sensibilidade da transmissão via internet.

 

 

Bem-vindos!! (clique aqui)

Sejam bem-vindos às páginas das Aulas de Direito (www.aulasdedireito.com.br) que também replica o canal Fato Constitucional (www.fatoconstitucional.com.br).

Leia mais »